Na manhã da última terça-feira, (09/01), a Secretária de Cultura Janete Vomeri, em entrevista, fez uma rápida explanação das ações realizadas pela Secretaria de Cultura do município no ano de 2017 e expressou algumas ações que serão realizadas em 2018, a fim de valorizar ainda mais a cultura no município.

Ao ser questionada sobre as ações realizadas em 2017, a secretária iniciou enfatizando a responsabilidade e compromisso em trabalhar com base no plano de governo da prefeitura “Cuidando da nossa gente”. Como destaque em 2017, Janete citou as seguintes ações: O 02 de Fevereiro (Iemanjá), o carnaval, o 02 de Julho, o São João e o Sarau de Natal.

2 DE FEVEREIRO:

“Nós conseguimos realizar um 02 de fevereiro lindo, como não se via há muito tempo. Tivemos tanto a manifestação dos terreiros da cidade, quanto às manifestações culturais presentes. Assim o povo percebeu uma participação dinâmica”. Disse a secretária, que continuou, ressaltando a importância do poder público presente como um todo. Segundo Janete isso é imprescindível para o bom andamento dos trabalhos, não apenas da cultura, mas num âmbito geral.

CARNAVAL:

A secretária de Cultura falou sobre seu contentamento, em ter realizado um carnaval com tanta diversidade de atividades. Onde destacou as pastas da Diretoria de Juventude na pessoa da Diretora Jéssica Brandão e a Secretaria Promoção Social, na pessoa da Secretária Margarete Portugal Moura. Destacou ainda a “Caminhada cultural” realizada pela própria Secretaria de Cultura, que segundo a Secretária virá com melhorias esse ano. Elogiou ainda a veemente participação do prefeito em todas as ações da Cultura.

A secretária Janete, abriu aspas para falar sobre um projeto particular, que deu bons resultados: “Nós fizemos junto à Câmara Municipal, uma ação que denominamos de “Educação Patrimonial”, onde chegamos a atender cerca de 15 escolas no prédio da Câmara, com a parceria da Secretaria de Educação”. E seguiu falando sobre o projeto Municípios culturais do estado: “Tenho orgulho de ter organizado nossa cidade culturalmente, a ponto de incluir Valença entre às cidades do Baixo – Sul, que estão em ordem para receber o projeto Municípios Culturais do Estado”.

SÃO JOÃO:

Outro ponto de destaque na Cultura Municipal foi o São João. Com um belíssimo trabalho das quadrilhas juninas. Janete lamentou não ter conseguido prestar o apoio merecido às mesmas, mas ainda assim apoiou dentro das possibilidades da pasta. E aproveitou para agradecer aos municípios vizinhos pelo apoio, enviando para Valença suas quadrilhas e manifestações culturais para se apresentarem em nossa cidade e agradeceu também o apoio das demais Secretarias envolvidas no São João, como Turismo e Indústria e Comercio. Janete prosseguiu falando sobre o São Pedro e do orgulho de ter como destaque nessa linda festa, a participação de músicos locais, que deram um toque especial nesse tradicional festejo de nossa cidade.

02 DE JULHO E FESTA DO AMPARO:

“Foram duas festas magnificas, de manifestações muito fortes! Na Festa do Amparo tivemos a participação marcante de 22 terreiros de matriz africana; os bonecos de Seu Valter Reis; a forma como as pessoas participaram; a beleza do sincretismo. Tudo isso tornou a festa do Amparo linda.” Disse a secretária, que demonstrou satisfação com tantos resultados e prosseguiu falando sobre o 02 de Julho, elogiando a linda festa que a cidade de Valença pôde presenciar em uma das datas comemorativas mais marcantes para o estado da Bahia.

SARAU DE NATAL:

Concluindo, a secretária de cultura falou sobre o natal, enfatizando a linda e marcante chegada do Papai Noel em um carro diferente/antigo e falou do prazer que teve em ver a população participando daquele momento. As famílias estiveram na praça com crianças no colo bastante emocionadas, que com brilho no olhar abraçaram o Papai Noel, pousaram pra fotos, deixando os pais felizes e emocionados. Para dona Francisca de 64 anos, moradora do bairro do Tento, poder estar na praça ao lado dos filhos e netos, vivendo o momento do natal ao lado do Papai Noel, não tem preço. Ela abraçou a secretária de cultura e agradeceu a Prefeitura de Valença por ter proporcionado um momento de tamanha felicidade.

Prefeitura Municipal de Valença, Cuidando da nossa gente!

Fonte: ASCOM – Prefeitura de Valença.

Foto: Valdemir Lima.