Uma audiência realizada no último dia (22/01), no gabinete oficial da Prefeitura marcou mais uma etapa que visa à futura instalação da Faculdade de Medicina no município.

O evento contou com as presenças do prefeito Ricardo Moura, do vice-prefeito Humberto Malheiros, do procurador jurídico Dr. Adonai Cardoso, do chefe de gabinete Daniel Soares, do deputado Estadual Hildécio Meireles, da secretária de saúde Jeanine Fonsêca, da coordenadora de atenção básica Lídia Guimarães, do assessor de Comunicação e Marketing Ademilton Ferreira e de Manoel de Jesus Góes secretário de Governo. Na oportunidade recepcionaram a equipe do Ministério da Educação (MEC) que iniciaram as visitas técnicas em unidades de saúde do município e da região, esta é mais uma etapa exigida no edital.

Para o prefeito Ricardo Moura, o momento é histórico e a administração municipal não poupará esforços para que a juventude de nossa cidade possa ter aqui através da implantação desta faculdade a certeza de um futuro promissor através da educação. O deputado estadual explanou que a nossa região possui e preenche todos os requisitos necessários para vencer esta batalha e que se preciso for voltará a Brasília quantas vezes se fizerem necessário a fim de ver implantado aqui em nossa região este importantíssimo projeto.  A secretária de saúde, ao lado do vice-prefeito, esteve visitando todas as secretarias de saúde da região apresentado o projeto e reunindo documentos exigidos pelo MEC para cadastramento e habilitação das exigências constantes no edital.

Para os representantes do MEC, o Dr. Márcio Barros, médico, professor do curso de medicina e vice-reitor Universidade Federal da Grande Dourados no Mato Grosso do Sul – UFGD e Dr. Geraldo Cunha Cury, médico, professor do curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, que a 40 anos faz parte da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – CAMEM, órgão que avalia a implantação de faculdades de medicina no país e também é ligado ao MEC, avaliaram como positivas as instalações na Santa Casa de Misericórdia de Valença – Hospital Dr. Heitor Guedes de Melo, da Policlínica Municipal, do CRAS e das unidades de saúde do município e da região como os PSF’s, as UBS’s, e dos hospitais de municípios vizinhos, para eles nossa cidade e a região de saúde a que pertencemos, reúne mais de 60% das condições exigidas para a implantação e estão bastante avançadas, eles ficaram encantados com as belezas naturais da Praia de Guaibim e os encantos do Rio Una, após essa etapa, com as visitações in loco, reunião com membros do Conselho Municipal de Saúde, entrevistas com a diretoria dos hospitais e dos representantes da secretaria de saúde, além de outros atores que militam diariamente na área de saúde, em breve com data a ser confirmada pelo MEC, será divulgado o resultado como consta também no cronograma do edital.

Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Valença

Fotos: Valdemir Lima