O prefeito de Valença, Ricardo Moura, recebeu no Gabinete nesta quinta-feira (10.08), vereadores e assessores do Legislativo Valenciano. A reunião foi sugerida pelo vereador Adailton Francisco, durante a última Sessão Ordinária, dia 08 de agosto, e prontamente atendida pelo gestor municipal. Além de Adailton Francisco, também participaram da reunião: Benvindo Luz, Bertolino de Jesus, Mateus Passos, Jota Almeida, Lorena Mercês, Romildo dos Santos (Pó da Pesca), José Borges (Reca), Clóvis Loureiro, Manoel dos Santos (Betão), Robson Pimentel (Robinho) e os assessores de Luiz Carlos Andrade e de Vane Costa.

O vereador Adailton Francisco iniciou a reunião agradecendo ao prefeito por recebê-los com presteza. Explicou que o objetivo é colaborar com a gestão, a partir de opiniões e sugestões que possam beneficiar a população. O prefeito Ricardo Moura também agradeceu a disponibilidade de todos os Edis e fez uma breve avaliação sobre como encontrou o município, citando ações que tem priorizado para solucionar problemas e colocar Valença no rumo certo: “Encontramos escolas e postos de saúde destruídos. Estradas rurais abandonadas. Máquinas sucateadas, inclusive ambulâncias esquecidas em cidade vizinha. Assumimos um município repleto de problemas, alguns que se arrastam por mais de 50 anos, a exemplo da precária rede de esgoto da cidade. São situações que exigem tempo e recursos para soluções adequadas. Não é possível que tudo seja resolvido em apenas oito meses. A equipe tem trabalho muito. Afirmo com tranquilidade que, por exemplo, a nossa saúde e a educação estão muito melhores que antes. Visito diariamente as escolas municipais, as quais têm sido elogiadas. Os postos de saúde também começam a ser reformados”.

O prefeito também destacou que o trabalho nas estradas rurais segue a todo vapor, inclusive beneficiando localidades que há anos não eram priorizadas. “Eu e vários vereadores aqui somos testemunhas, pois os nossos carros atolavam em muitas delas. Hoje, a realidade já é bem melhor. Como disse, o tempo é curto para o número de demandas encontradas. Também reconhecemos que a gestão tem tido falhas, no entanto estamos tentando corrigi-las. A nossa luta diária é para acertar. E, tenham certeza que não aceitaremos desonestidade e corrupção. O nosso propósito é cuidar da nossa gente e fazer uma Valença mais feliz”, ressaltou o prefeito. O secretário de Governo, Manoel de Fausto, também aproveitou a oportunidade para esclarecer alguns questionamentos e informou sobre algumas ações previstas, a exemplo da construção de uma barragem na localidade de Pedra Branca (Zona Rural), sob a responsabilidade do SAAE, visando resolver o problema da falta de água. Também pontuou o início da recuperação de diversas ruas nos bairros Bolívia e Jambeiro.

Todos os representantes do Legislativo fizeram solicitações e foram unanimes em apoiar a permanência do colega Robinho, na função de servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), com o cumprimento de 2 horas extras na semana para compensar a falta no dia da Sessão da Câmara. Os Edis pediram que o gestor se reúna com a diretora da autarquia para resolver o impasse. A maioria também direcionou duras críticas à atuação e postura de alguns secretários e diretores, alertando para o perigo do “fogo amigo”. Alguns também sugeriram um melhor planejamento, agilidade e qualidade dos serviços por parte da secretaria de Infraestrutura. Em contrapartida, muitos elogios foram dedicados a pessoa do prefeito e ao trabalho que tem sido executado pela secretaria municipal de Saúde, setor de Recursos Humanos, Iluminação, Contabilidade e pela Receita Municipal. O prefeito Ricardo Moura finalizou agradecendo e se colocando à disposição para outros encontros, inclusive com a presença de todos os secretários municipais.

Fotos: Vanessa Andrade