O prefeito Ricardo Moura esteve reunido na tarde desta terça-feira (18.04) com o vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, e mais dez prefeitos das regiões que serão impactadas pelo projeto do Sistema Viário Oeste, cuja principal obra é a ponte Salvador – Ilha de Itaparica. João Leão apresentou aos gestores municipais uma atualização do andamento do projeto e anunciou a chegada de técnicos chineses que irão trabalhar na iniciativa, juntamente com o corpo técnico da secretaria estadual do Planejamento (Seplan).

Ainda durante a reunião foi assinada uma carta conjunta do Governo do Estado com os representantes dos dez municípios (Valença, Muniz Ferreira, Maragogipe, Jaguaripe, Salinas da Margarida, Aratuípe, Nazaré, Santo Antônio de Jesus, Vera Cruz e Itaparica) dirigida ao presidente da república, Michel Temer. O documento solicita o apoio do Governo Federal ao projeto e reafirma a importância das obras para o desenvolvimento do Estado da Bahia.

O projeto beneficiará 250 municípios da Bahia. Além da construção de uma ponte com cerca de 12 Km de extensão entre Salvador e a Ilha de Itaparica, o projeto prevê uma série de intervenções para a melhoria da infraestrutura viária da região, dentre elas: A requalificação da BA-001 na Ilha de Itaparica e construção de uma via alternativa para tráfego pesado; a duplicação da Ponte do Funil, entre Vera Cruz e Jaguaripe; a duplicação da BA-001 e BA-046 até Santo Antônio de Jesus e a construção de um trecho de rodovia entre Santo Antônio de Jesus e Castro Alves e entre Castro Alves e a BR-116.

Fonte: Ascom Valença e Seplan
Fotos: Jean Macedo