Maricoabo: O pequeno distrito de Maricoabo conhecido por sua forte atividade pesqueira é cenário de grandes festivais de pesca que abrilhantam a cidade de Valença e movimentam a atividade econômica local. Com uma bela paisagem natural, esta localidade de clima tropical úmido representa uma ótima opção turística ofertada pelo munícipio Valenciano.

Guérem: Banhado pelo Riacho do Sarapuí e do Quebra Machado, bem como pelos rios Una, do Engenho e Piau, o distrito de Guerém  possui uma fauna riquíssima por conta dos mangues que são povoados, principalmente, por moluscos e crustáceos, nas proximidades do  rio Una.

Serra Grande: No alto da Serra Preta surge o distrito de Serra Grande, irrigado pela nascente do Riacho da Coruja e em sua extensão banhado pelos rios do braço, Piau e Uma-Mirim. Conhecida por sua rica tradição cultural e religiosa, Serra Grande, comporta e festeja eventos como o do Dia de São Benedito, padroeiro local.

Guaibim: O badalado e famoso distrito de Guaibim é grande referência como point de surf da região, bem como por seu caráter turístico e organização estrutural. Margeado por coqueiros e resquícios de Mata Atlântica nativa, sua praia possui um mar de águas calmas e mornas, propício ao banho e lazer durante sua vazante. A água salgada não é a única opção, para os adeptos ao banho de água doce a parte do norte do distrito é uma boa opção, pois lá encontra-se a foz do rio Jiquiriçá, onde a pesca e prática de esportes náuticos possuem visibilidade, além de possuir uma infra-estrutura completa para o atendimento do turista e do Valenciano a passeio.