Biblioteca Rui Barbosa celebra Hino Municipal

A Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa celebrou, na última quinta-feira (13), os 45 anos de oficialização da composição do Hino de Valença. O encontro, que reuniu personalidades valencianas, foi conduzido pela professora Lúcia Araújo, diretora da biblioteca, que iniciou falando da importância do momento e declamou uma poesia de sua autoria, “Sal da Terra”, em homenagem ao hino.

O Hino de Valença foi escrito pela saudosa professora Macária dos Santos Andrade e teve o arranjo de Manoel Amâncio Rosas, o maestro Barrinha. A historiadora Janete Vomeri, enriqueceu a todos com os dados sobre o caminho de oficialização do hino. “No decreto 4.013 de 1984 já com a letra e a música feita, o hino de Valença é oficializado pelo então prefeito João Cardoso dos Santos”, informou Janete. Logo após o Hino passou por uma nova regulamentação que definiu o dia 1º de outubro como o dia do Hino de Valença.

Para brindar o momento, o regente do Coral Municipal de Valença, Herbert Cortes, apresentou uma versão de sua autoria do Hino de Valença, no violão. Estiveram presentes no evento o ex-presidente do legislativo de 1984, André Coutinho e sua esposa Naná, o jornalista e ex-vereador Levi Vasconcelos, o atual presidente do Legislativo valenciano, Fabrício Lemos, a secretária municipal de Educação, Albete Freitas, além de professores, diretores municipais, artistas de variados segmentos, ativistas culturais e comunidade valenciana.