Lavagem do Amparo é marcada por fé, gratidão e tradição

A tradicional Lavagem do Amparo, uma das maiores manifestações popular e religiosa do Baixo Sul da Bahia, aconteceu na manhã de domingo (23), em Valença. Com o tema “Com fé e gratidão de volta à tradição”, as comunidades religiosas, de matrizes africanas, caminharam até o Alto do Amparo, mantendo viva a tradição da festa Patrimônio Imaterial de Valença.

O cortejo, que antecede sempre o início do novenário de Nossa Senhora do Amparo, saiu da Praça Admar Braga Guimarães com destino a Colina Sagrada foi comandado por baianas com trajes típicos – turbantes, saias engomadas, braceletes e colares – carregando vasos com flores e água de cheiro. Atrás delas vem uma multidão de fiéis, tendo no branco, a vestimenta predominante.

Ao lado do povo de santo, o prefeito Jairo Baptista, o vice-prefeito Joailton Manoel e toda sua equipe de governo acompanharam o cortejo, junto também com os grupos culturais, o grupo de capoeira e a comunidade valenciana. Todos subiram até o adro do Amparo e puderam assistir às baianas derramando seus vasos com água de cheiro sobre as cabeças dos fiéis e também nas escadarias da igreja, fazendo um ritual de esperança e de fé.

Para o prefeito, essa festa é para reforçar a fé, manter viva a tradição e de agradecimento. “É o momento de reforçar a fé em Nossa Senhora do Amparo, em nossas religiões, mantendo viva a nossa tradição. Agradeço a todos pela participação neste evento, abrilhantando ainda mais a nossa festa.” Afirmou Jairo Baptista. Já para o secretário de Cultura, foi um momento de celebrar a abertura da festa. “De volta a tradição, com a presença marcante da religião de matriz africana, com 25 terreiros presentes, retomamos a lavagem com nossa cultura forte, com manifestações singulares, que celebraram a abertura da festa do Amparo”, afirmou Gugui Martinez.

A Lavagem simboliza a cultura do povo valenciano e marca o início das celebrações dedicadas a Nossa Senhora do Amparo, que vão até o dia 08 de novembro, dia dedicado à padroeira.