Departamento de Tecnologia e Informação

Manoel Soares

Diretor

SOBRE

O Departamento de Tecnologia é responsável por promover a transparência nas ações do governo municipal, gerenciar a tecnologia da informação, preservar e organizar os documentos e informações municipais, além de atuar como canal de comunicação entre a população e a administração pública. Suas atribuições abrangem uma série de atividades essenciais para o funcionamento eficiente e transparente do município.

ATRIBUIÇÕES

Transparência Governamental: O departamento tem como objetivo promover a transparência nas ações do governo municipal, garantindo o acesso à informação por parte dos cidadãos. Isso pode incluir a divulgação de dados e informações públicas, a disponibilização de documentos, a divulgação de atos administrativos, a publicação de editais, licitações e contratos, além de garantir o cumprimento das leis de acesso à informação.

Tecnologia da Informação: O departamento é responsável pela gestão e manutenção dos sistemas de tecnologia da informação do município. Isso pode envolver a administração da infraestrutura de rede, a segurança da informação, o desenvolvimento e manutenção de sistemas, a implantação de novas tecnologias e a garantia do bom funcionamento dos equipamentos e softwares utilizados pela administração municipal.

Arquivo Municipal: O departamento é responsável pela preservação, organização e gestão dos documentos e arquivos municipais. Isso inclui a classificação, catalogação, armazenamento e disponibilização de documentos, visando garantir o acesso às informações históricas e administrativas do município. Também pode envolver a elaboração de normas e procedimentos para a gestão documental e o cumprimento das leis de arquivamento.

Ouvidoria: O departamento atua como canal de comunicação entre a população e a administração pública, recebendo e encaminhando manifestações, sugestões, reclamações e denúncias dos cidadãos. Ele analisa as demandas recebidas, busca soluções adequadas e acompanha o andamento das solicitações, garantindo o retorno e a transparência nas respostas aos cidadãos. Além disso, a ouvidoria pode realizar ações de orientação e divulgação dos canais de comunicação disponíveis para contato.

Gestão da Informação: O departamento é responsável por gerenciar a informação no âmbito municipal, garantindo a qualidade, integridade e confidencialidade das informações produzidas e utilizadas pela administração pública. Isso pode envolver o estabelecimento de diretrizes para o tratamento das informações, a criação de sistemas de gestão da informação, a elaboração de políticas de segurança da informação e a disseminação de boas práticas de uso e compartilhamento dos dados.

Inovação e Modernização: O departamento pode buscar a inovação e a modernização dos processos e procedimentos administrativos, utilizando a tecnologia da informação como aliada para otimizar as atividades e melhorar a eficiência dos serviços prestados pelo governo municipal. Isso pode envolver a implantação de soluções tecnológicas, a automação de processos, a digitalização de documentos e a implementação de novas práticas de trabalho.

Treinamento e Capacitação: O departamento pode ser responsável por promover treinamentos e capacitações para os servidores municipais, visando melhorar suas habilidades e conhecimentos em relação às áreas de tecnologia da informação, transparência, arquivo e ouvidoria. Essas capacitações podem abranger temas como uso de sistemas, segurança da informação, gestão documental, atendimento ao público e comunicação institucional.

Adequação Legal: O departamento é responsável por garantir que os procedimentos, processos e sistemas da administração municipal estejam em conformidade com as disposições da LGPD. Isso pode envolver a revisão e atualização das políticas de privacidade, dos termos de uso, dos contratos com fornecedores e de outros documentos relacionados ao tratamento de dados pessoais.

A atuação desse departamento é fundamental para promover a transparência governamental, garantir o acesso à informação, preservar o patrimônio documental e promover a participação e o diálogo entre a administração municipal e a população.

Endereço:
Rua General Labatut, S/N, S/N Centro, 45400-000 Valença/BA