Promoção Social ao Seu Lado: Prefeitura de Valença leva serviços gratuitos à localidade do Orobó

A Promoção Social ao Seu Lado “Cadunico com Você” ocorreu no último domingo na localidade do Orobó, Zona Rural de Valença, promovida pela Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Ação Social. O evento ofereceu uma série de serviços gratuitos, incluindo cadastro no Cadastro Único/Bolsa Família, assistência social, atendimento nutricional, fisioterapia, exames rápidos, vacinação, atendimento médico e busca ativa escolar.

O Cadastro Único é um registro administrativo que contém informações sobre as famílias de baixa renda do país. Ele é utilizado pelo governo federal, estadual e municipal para identificar as famílias que têm direito a programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica. A participação no Cadastro Único é obrigatória para quem deseja receber esses benefícios.

Foto: Ascom PMV.

Durante o evento, os moradores do Orobó e região puderam realizar o cadastro no Cadastro Único/Bolsa Família e também tiveram acesso a outros serviços importantes para a sua saúde e bem-estar. A assistência social prestou orientação e apoio para as pessoas que precisavam de ajuda em suas vidas pessoais e familiares. A nutricionista forneceu informações sobre alimentação saudável e orientações nutricionais para os participantes.

A fisioterapia ofereceu atendimento aos participantes, que puderam receber orientações e tratamentos para problemas físicos, como dores nas costas, lesões musculares e outros. Os exames rápidos também foram disponibilizados, oferecendo a oportunidade de realizar exames simples de saúde, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial e outros.

As vacinas também foram uma parte importante do evento. As pessoas puderam receber as vacinas necessárias para manter sua saúde em dia e prevenir doenças. O atendimento médico também foi oferecido aos participantes, que puderam receber consultas e orientações sobre sua saúde em geral.

Foto: Ascom PMV.

A busca ativa escolar foi outra iniciativa importante da Promoção Social ao Seu Lado “Cadunico com Você”. A equipe de busca ativa escolar esteve presente no evento para identificar crianças e jovens que estavam fora da escola e oferecer a oportunidade de voltar a estudar.

A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Valença em levar serviços de qualidade às pessoas que mais precisam. Em breve, demais localidades rurais do município também serão contempladas com os serviços.