SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL

JOANA GUIMARÃES BAPTISTA

Secretário(a)

SOBRE

A Secretaria de Promoção Social de Valença tem como objetivo promover a inclusão social, a assistência social e o desenvolvimento humano da população em situação de vulnerabilidade social no município.

ATRIBUIÇÕES

Suas atribuições estão voltadas para o atendimento e o suporte às necessidades básicas e essenciais dos indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade, buscando promover a igualdade de oportunidades, o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida. Alguns dos principais aspectos relacionados à Secretaria de Promoção Social de Valença podem incluir:

1. Assistência Social: A secretaria é responsável pela implementação das políticas públicas de assistência social, que visam garantir a proteção social e o acesso a direitos básicos para a população em situação de vulnerabilidade. Ela desenvolve programas e ações voltados para o atendimento de indivíduos e famílias em situação de risco, como pessoas em situação de rua, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pessoas com deficiência, entre outros.

2. Programas Sociais: A secretaria pode ser responsável pela coordenação e execução de programas sociais, como programas de transferência de renda, programas de inclusão produtiva, programas de alimentação e nutrição, programas de atenção à primeira infância, entre outros. Esses programas têm como objetivo garantir a segurança e o bem-estar social da população em situação de vulnerabilidade, promovendo a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

3. Atendimento e Acompanhamento: A secretaria realiza o atendimento e o acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, identificando suas necessidades e oferecendo suporte para superar as dificuldades. Isso pode envolver a realização de visitas domiciliares, entrevistas, encaminhamentos para serviços especializados, orientação e acompanhamento socioassistencial.

4. Inclusão Produtiva: A secretaria pode desenvolver ações e programas de inclusão produtiva, visando promover a autonomia e a geração de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade. Isso pode incluir capacitação profissional, apoio ao empreendedorismo, incentivo à economia solidária, encaminhamento para oportunidades de trabalho e parcerias com o setor privado.

5. Atenção à Pessoa Idosa: A secretaria pode desenvolver programas e ações específicas voltadas para a atenção à pessoa idosa, como serviços de acolhimento, atividades de convivência e fortalecimento de vínculos, orientação sobre direitos e benefícios, além do apoio às famílias cuidadoras.

6. Proteção à Criança e ao Adolescente: A secretaria pode desenvolver ações e programas de proteção à criança e ao adolescente, visando garantir seus direitos e promover seu desenvolvimento saudável. Isso pode incluir o acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco, ações de prevenção à violência, atendimento psicossocial, encaminhamento para serviços de saúde e educação, além do apoio à família e à comunidade.

7. Parcerias e Articulação: A secretaria busca estabelecer parcerias e promover a articulação com outros órgãos governamentais, organizações não governamentais, instituições de ensino e entidades da sociedade civil, visando fortalecer a rede de proteção social e ampliar o acesso aos serviços e benefícios sociais disponíveis no município.

8. Participação Social: A secretaria promove a participação social, incentivando a participação dos usuários dos serviços e da sociedade civil na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas de promoção social. Isso pode ocorrer por meio de conselhos municipais, fóruns de discussão, audiências públicas e outras formas de participação, permitindo que a população contribua para as decisões e prioridades da promoção social no município.

É importante ressaltar que as atribuições específicas da Secretaria de Promoção Social de Valença podem ser definidas pela legislação municipal, pelos planos de desenvolvimento e pelas demandas e necessidades da população. A atuação da secretaria é fundamental para promover a inclusão social, a equidade e a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade no município.

Endereço
R. Guilherme Paternostro – Valençaba, s/n°95 Centro De Valença, 45400-000 Horários de atendimento
social@valenca.ba.gov.br
Cargo e responsáveis