1º Encontro entre merendeiras e nutricionistas é promovido para incentivar inclusão de produtos da agricultura familiar nos cardápios escolares

A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de agricultura, em parceria com o CIAPRA (Centro Integrado de Apoio à Agricultura Familiar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), realizou na última sexta-feira, dia 19 de maio, o primeiro Encontro de Merendeiras e Nutricionistas do município.

Foto: Redes Sociais Ciapra Baixo Sul.

O evento teve como objetivo promover a troca de conhecimentos e divulgar alternativas para ampliar a inclusão de produtos da agricultura familiar nos cardápios escolares das escolas municipais do Baixo Sul. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o CIAPRA Baixo Sul e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, visando fortalecer a alimentação saudável e o desenvolvimento sustentável na região.

Durante o encontro, as merendeiras tiveram a oportunidade de participar de uma oficina ministrada pela renomada chef de cozinha Neide Rigo. A chef compartilhou sua expertise e apresentou pratos nutritivos e saborosos, utilizando ingredientes da agricultura familiar.

Neide Rigo ao lado de nutricionistas e merendeiras.
Foto: Redes Sociais Ciapra Baixo Sul.

Dentre os pratos produzidos, destacam-se a torta de aipim com sardinha, o purê de banana da prata verde, o kibe com abóbora, a salada de mamão verde e cenoura, o arroz com pupunha e o macarrão com manjericão e taioba. Essas receitas foram elaboradas com o intuito de incentivar o consumo de alimentos saudáveis, aproveitando a diversidade e qualidade dos produtos regionais.

A inclusão de produtos da agricultura familiar nos cardápios escolares não apenas fortalece a economia local, estimulando os pequenos agricultores, como também contribui para a promoção de uma alimentação mais equilibrada e consciente entre os estudantes. Além disso, valoriza a cultura e tradição culinária da região, enriquecendo o patrimônio gastronômico local.

A Prefeitura de Valença reafirma seu compromisso com a educação alimentar e o desenvolvimento sustentável, e continuará investindo em parcerias e iniciativas que promovam a inclusão de produtos da agricultura familiar nos cardápios escolares, proporcionando refeições mais saudáveis e nutritivas para os estudantes do município.