TESOURARIA

FABIANA DE ANDRADE E SILVA

TESOUREIRA

SOBRE

A tesouraria municipal é o setor responsável pela gestão financeira e pelo controle dos recursos monetários de um município. .

ATRIBUIÇÕES

Ela desempenha um papel essencial na administração das finanças públicas e na garantia do adequado funcionamento dos serviços prestados à população.

As principais responsabilidades da tesouraria municipal incluem:

Gestão do caixa: A tesouraria municipal é responsável por controlar o fluxo de caixa, recebendo e registrando todas as entradas e saídas de recursos financeiros do município. Isso inclui o recebimento de tributos municipais, repasses de outras esferas governamentais, transferências voluntárias, entre outros.

Pagamentos e despesas: A tesouraria é responsável por autorizar e efetuar os pagamentos de despesas do município. Ela deve garantir que os pagamentos sejam realizados de acordo com a legislação vigente, dentro dos prazos estabelecidos e com a devida comprovação dos gastos.

Controle de contas bancárias: A tesouraria municipal administra as contas bancárias em nome do município, realizando a conciliação bancária, conferindo os extratos, controlando os saldos e as movimentações financeiras.

Investimentos e aplicações financeiras: A tesouraria municipal pode ser responsável pela gestão de investimentos e aplicações financeiras dos recursos excedentes do município. Essa função visa a obter rendimentos e maximizar a utilização dos recursos disponíveis.

Elaboração de relatórios e demonstrativos: A tesouraria deve fornecer informações atualizadas sobre a situação financeira do município, elaborando relatórios e demonstrativos contábeis, como o balanço financeiro, a demonstração das variações patrimoniais e outros documentos exigidos pela legislação.

Cumprimento das normas legais e fiscais: A tesouraria municipal deve garantir o cumprimento das normas legais e fiscais relacionadas à gestão financeira do município. Isso inclui o pagamento correto de tributos, a prestação de contas aos órgãos de controle, a observância das regras de transparência e a conformidade com as exigências contábeis.

A tesouraria municipal trabalha em conjunto com outras secretarias e órgãos do município, como a Secretaria da Fazenda, o setor de Contabilidade e o setor de Licitações, para assegurar uma gestão financeira eficiente, transparente e responsável.

Um gerenciamento adequado da tesouraria municipal é essencial para a saúde financeira do município, garantindo a disponibilidade de recursos para o cumprimento das obrigações e para o investimento em melhorias na infraestrutura, serviços públicos, educação, saúde, segurança e demais áreas que impactam diretamente a qualidade de vida da população

Rua General Labatut, S/N, S/N Centro, 45400-000 Valença/BA
Horários de atendimento