Receita Municipal

Bismark Alves Barreto

Diretor da Receita

SOBRE

A receita municipal refere-se ao conjunto de recursos financeiros arrecadados pelo município para custear suas despesas e promover o desenvolvimento local. Essa receita é fundamental para o funcionamento da administração municipal e para a prestação de serviços públicos à população.

ATRIBUIÇÕES

As principais fontes de receita municipal podem variar de acordo com as características de cada município, mas geralmente incluem:

Impostos: Os impostos municipais são uma das principais fontes de receita. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo, incide sobre a propriedade urbana e é uma importante fonte de recursos para o município. Além disso, o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) é um imposto municipal que recai sobre a prestação de serviços.

Taxas: O município pode instituir taxas para a remuneração de serviços públicos específicos ou pelo exercício regular do poder de polícia. Exemplos de taxas municipais incluem a taxa de coleta de lixo, taxa de emissão de documentos, taxas de licenciamento e alvarás, entre outras.

Transferências constitucionais: Os municípios também recebem transferências constitucionais de recursos financeiros oriundos de outras esferas governamentais, como o repasse de recursos estaduais ou federais. Essas transferências podem ocorrer por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ou de convênios e programas específicos.

Outras receitas: Além das fontes mencionadas, os municípios podem obter receitas por meio de diversas outras fontes, como aluguéis de imóveis municipais, royalties provenientes da exploração de recursos naturais, contribuições de melhorias, receitas patrimoniais e econômicas, entre outras.

A gestão da receita municipal é uma responsabilidade da Secretaria da Fazenda Municipal, conforme mencionado anteriormente. Essa secretaria é responsável por realizar a arrecadação dos recursos, fiscalizar o cumprimento das obrigações tributárias, controlar os pagamentos e promover a transparência na gestão financeira.

É importante destacar que a administração adequada da receita municipal é essencial para o equilíbrio das contas públicas e o desenvolvimento sustentável do município. Uma gestão eficiente da receita permite que o município invista em áreas prioritárias, como saúde, educação, infraestrutura, segurança, cultura e lazer, proporcionando melhores condições de vida para a população local.

Rua General Labatut, S/N, S/N Centro, 45400-000 Valença/BA
Horários de atendimento