SECRETARIA DE PLANEJAMENTO

Jecevaldo Santos de Sousa

Secretário(a)

SOBRE

A Secretaria de Planejamento de Valença é responsável por coordenar e promover o planejamento estratégico do município, visando ao desenvolvimento sustentável e ao crescimento ordenado da cidade. Suas atribuições abrangem diversas áreas e envolvem a elaboração, execução e monitoramento de políticas, planos e programas voltados para o desenvolvimento local.

ATRIBUIÇÕES

Elaboração do Plano Diretor: A Secretaria de Planejamento é responsável pela elaboração e atualização do Plano Diretor do município. Esse documento estabelece diretrizes e orientações para o crescimento urbano, a ocupação do solo, a preservação ambiental, a mobilidade urbana, entre outros aspectos que impactam o desenvolvimento da cidade.

Gestão do Orçamento Municipal: A Secretaria de Planejamento participa da elaboração e execução do orçamento municipal, buscando alinhar os recursos disponíveis com as prioridades estabelecidas no Plano Diretor e nas políticas públicas do município. Ela acompanha a execução dos gastos, avalia o impacto financeiro e monitora a efetividade dos investimentos realizados.

Desenvolvimento Econômico: A Secretaria de Planejamento promove o desenvolvimento econômico do município, identificando oportunidades, atraindo investimentos, apoiando o empreendedorismo e fomentando setores estratégicos para a geração de emprego e renda. Ela busca fortalecer a economia local e diversificar as atividades produtivas.

Ordenamento Urbano e Ambiental: A Secretaria de Planejamento é responsável por estabelecer normas e diretrizes relacionadas ao ordenamento urbano e ambiental. Ela promove o uso adequado do solo, a preservação ambiental, a regularização fundiária e o controle das atividades urbanas, visando à sustentabilidade e à qualidade de vida da população.

Gestão de Projetos e Convênios: A Secretaria de Planejamento pode ser responsável pela gestão de projetos e convênios firmados pelo município. Ela acompanha a execução, monitora o cumprimento dos prazos e metas estabelecidos, e busca garantir a correta aplicação dos recursos destinados a esses projetos.

Planejamento Participativo: A Secretaria de Planejamento promove a participação da comunidade no processo de planejamento municipal, por meio de audiências públicas, consultas populares e outros mecanismos de participação cidadã. Ela busca envolver os diferentes setores da sociedade na definição das prioridades e na construção de um futuro sustentável para o município.

Monitoramento e Avaliação: A Secretaria de Planejamento realiza o monitoramento e a avaliação das ações e políticas implementadas pelo município. Ela acompanha indicadores, coleta dados, avalia resultados e identifica possíveis ajustes e melhorias nas ações governamentais.

Articulação Interinstitucional: A Secretaria de Planejamento mantém a articulação com outros órgãos, instituições e entidades, tanto no âmbito municipal como regional e estadual. Ela busca estabelecer parcerias, trocar informações, compartilhar boas práticas e colaborar em projetos de interesse comum.

É importante ressaltar que as atribuições específicas da Secretaria de Planejamento de Valença podem ser definidas pela legislação municipal, pelos planos de desenvolvimento e pelas necessidades locais. A atuação da Secretaria é fundamental para promover um desenvolvimento sustentável, ordenado e participativo, garantindo uma melhor qualidade de vida para os cidadãos de Valença.

Rua General Labatut , 64 CENTRO , 45400-000 Valença/BA
Horários de atendimento