SECRETARIA DE AGRICULTURA

Ana Paula Sousa Pereira

Secretário(a)

SOBRE

A Secretaria de Agricultura é um órgão do governo municipal responsável por promover o desenvolvimento do setor agrícola e rural no âmbito do município.

ATRIBUIÇÕES

Suas atribuições e responsabilidades são voltadas para o planejamento, implementação e coordenação de políticas, programas e ações que visam fortalecer a agricultura local, garantir a segurança alimentar, impulsionar a produção agrícola e pecuária, além de promover a sustentabilidade ambiental nas áreas rurais.

As principais atribuições da Secretaria de Agricultura podem incluir:

Fomento e apoio à produção agrícola: Desenvolver ações de incentivo e apoio aos agricultores, oferecendo assistência técnica, capacitando-os em práticas agrícolas modernas, fornecendo insumos, sementes, mudas e implementando programas de crédito rural.

Desenvolvimento da agricultura familiar: Implementar políticas e programas específicos para fortalecer a agricultura familiar, reconhecendo seu papel fundamental na produção de alimentos, na geração de empregos e na preservação das tradições e cultura local.

Regularização fundiária: Coordenar processos de regularização fundiária rural, garantindo a segurança jurídica e o acesso à terra para os agricultores.

Controle sanitário e defesa agropecuária: Implementar medidas de controle sanitário e inspeção agropecuária para garantir a qualidade dos produtos agrícolas, a saúde dos animais e prevenir a propagação de doenças e pragas.

Comercialização e mercado: Desenvolver ações e políticas de apoio à comercialização dos produtos agrícolas, buscando melhores condições de mercado, estimulando a formação de cooperativas, promovendo feiras e eventos locais e estabelecendo parcerias com compradores e distribuidores.

Preservação ambiental: Promover práticas de agricultura sustentável, estimulando o uso de técnicas de conservação do solo, gestão dos recursos hídricos, preservação da biodiversidade e adoção de sistemas agroflorestais.

Capacitação e educação rural: Realizar cursos, treinamentos e capacitações voltados para os agricultores e suas famílias, buscando o aprimoramento de conhecimentos técnicos, gerenciais e empreendedores.

Articulação e parcerias: Estabelecer parcerias com instituições de pesquisa, entidades do setor agrícola, associações de produtores rurais e demais atores relevantes, buscando fortalecer a agricultura local e ampliar as oportunidades de desenvolvimento.

Gestão de recursos: Gerir os recursos financeiros, materiais e humanos da Secretaria de Agricultura, garantindo sua aplicação eficiente e transparente, de acordo com as diretrizes e normas estabelecidas.

Participação em conselhos e comissões: Representar a Secretaria de Agricultura em conselhos municipais, estaduais ou regionais relacionados ao setor agrícola, contribuindo para a formulação de políticas e ações voltadas para o desenvolvimento rural.

A Secretaria de Agricultura desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento rural e na valorização da atividade agrícola, buscando melhorar a qualidade de vida dos agricultores, impulsionar a economia local e contribuir para a segurança alimentar e sustentabilidade ambiental.

Rua General Labatut,S/N Centro , S/N Centro , 45400-000 Valença/BA
Horários de atendimento