CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

SOLANGE MARIA ROSAS TEIXEIRA

Controlador (a)

SOBRE

A Controladoria Municipal de Valença é um órgão responsável pelo controle interno e pela fiscalização da gestão pública no município. Sua função é promover a transparência, a eficiência e a legalidade dos atos e processos administrativos, buscando assegurar o bom uso dos recursos públicos e o cumprimento das leis e normas vigentes.

ATRIBUIÇÕES

Auditoria Interna: A Controladoria Municipal realiza auditorias internas nos órgãos e entidades da administração municipal, avaliando a conformidade dos procedimentos, a efetividade dos controles internos e a execução dos programas e projetos governamentais.

Controle Financeiro e Orçamentário: A Controladoria Municipal acompanha a execução financeira e orçamentária do município, verificando a correta aplicação dos recursos públicos, a observância das leis orçamentárias e a conformidade com os princípios da gestão fiscal responsável.

Compliance: A Controladoria Municipal promove o cumprimento das normas legais e éticas no âmbito da administração municipal. Ela verifica o cumprimento de políticas internas, códigos de conduta e leis aplicáveis, buscando prevenir e detectar irregularidades e práticas indevidas.

Controle de Processos Licitatórios: A Controladoria Municipal verifica a legalidade e a regularidade dos processos licitatórios realizados pelo município. Ela analisa os procedimentos, verifica a conformidade com a legislação pertinente e busca garantir a seleção justa e transparente dos fornecedores e prestadores de serviços.

Controle de Convênios e Parcerias: A Controladoria Municipal fiscaliza a execução de convênios, acordos e parcerias firmados pelo município, assegurando a aplicação correta dos recursos e o alcance dos objetivos estabelecidos nos instrumentos pactuados.

Avaliação de Resultados: A Controladoria Municipal avalia os resultados alcançados pelas políticas públicas e pelos programas governamentais, verificando a efetividade e a eficiência das ações implementadas, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública.

Educação em Controle Social: A Controladoria Municipal promove a educação em controle social, buscando conscientizar a população sobre a importância do acompanhamento e da participação ativa na gestão pública, estimulando o exercício da cidadania.

Orientação e Capacitação: A Controladoria Municipal oferece orientações e capacitações aos servidores municipais, visando disseminar conhecimentos sobre as normas, procedimentos e práticas de controle interno, bem como promover a cultura de integridade e ética na administração pública.

A atuação da Controladoria é fundamental para promover a transparência, a responsabilidade e a eficiência na gestão pública, contribuindo para a construção de uma administração municipal mais efetiva e confiável.

Rua General Labatut,S/N Centro , S/N Centro , 45400-000 Valença/BA
Horários de atendimento