Prefeitura de Valença e parcerias estratégicas fortalecem a qualificação em Piscicultura

Em um esforço conjunto com a Secretaria da Pesca, o SENAR Bahia e a Universidade Estadual da Bahia Campus XV-Valença, a administração municipal tem trabalhado para fortalecer a capacitação profissional e abrir portas para novas oportunidades. A recente realização do Curso de Formação Profissional em Piscicultura é um exemplo destacado dessa abordagem estratégica.

Entre os dias 8 e 10 de agosto, o município testemunhou mais um passo significativo em direção à qualificação profissional, com a realização do Curso de Formação Profissional em Piscicultura. Desta vez, o curso foi direcionado aos alunos da base rural do Curso de Engenharia da Aquicultura, modalidade alternância, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus XV-Valença. Essa iniciativa pioneira visa não apenas proporcionar conhecimento teórico, mas também enfatizar a aplicação prática das habilidades aprendidas, contribuindo assim para dinamizar a economia local por meio da geração de trabalho e renda.

O Secretário de Agricultura, Walace Aguiar, enfatizou a importância das parcerias e da educação para o progresso local: “Nossa colaboração com a Secretaria da Pesca, o SENAR Bahia e a UNEB tem sido fundamental para elevar a qualidade da mão de obra em Valença. Estamos capacitando nossos jovens e preparando-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que fomentamos setores cruciais, como a piscicultura.”

A busca contínua pelo desenvolvimento regional tem sido uma prioridade para a Prefeitura de Valença, que reconhece no setor agropecuário uma fonte de crescimento econômico e social. Valença está construindo as bases para um futuro mais promissor e sustentável, onde a capacitação de hoje se traduz em prosperidade amanhã.