12ª Parada do Orgulho Gay de Valença: Uma celebração de diversidade e conscientização

No último final de semana, a cidade de Valença foi palco da 12ª edição da Parada do Orgulho Gay, um evento que reuniu pessoas em uma celebração vibrante e colorida, marcando um importante passo em direção à promoção da diversidade e inclusão na região.

Organizado pelo Grupo Gay de Valença (GGV) e patrocinado pela Prefeitura Municipal, a parada deste ano foi mais do que uma simples festa. Foi uma manifestação de amor, respeito e união, que contou com a participação ativa da comunidade local.

O desfile coloriu a Praça da República, com performances artísticas e muita música, mas também trouxe à tona questões fundamentais para a comunidade LGBTQIA+. O tema deste ano, trabalhou o orgulho, resistência e conscientização e permeou todas as atividades do evento, promovendo diálogos sobre igualdade, respeito e direitos humanos.

A participação expressiva da população local evidenciou uma mudança positiva na percepção da comunidade em relação à diversidade sexual. Durante a parada, muitos moradores exibiam cartazes de apoio, demonstrando solidariedade e aceitação. A presença de representantes da prefeitura também reforçou o compromisso das autoridades locais com a promoção da igualdade e a garantia dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

A conscientização gerada pelo evento não se limitou às ruas da cidade. O GGV realizou palestras, debates e ações educativas ao longo da semana que antecedeu a parada, envolvendo escolas, instituições e empresas locais. Essas atividades buscaram desconstruir preconceitos, disseminar informação e fortalecer os laços de respeito mútuo.