A Câmara de Vereadores de Valença aprovou em duas votações o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito Jairo Baptista, doando um terreno para o coletivo Quintas Feministas, no bairro Novo Horizonte.
O projeto agora segue para o chefe do executivo sancionar e publicar no Diário Oficial do Município para que o programa possa ter a sua sede própria e realizar as atividades em toda a cidade.
O projeto Quintas Feministas nasceu em face da necessidade de tornar as mulheres protagonistas de suas histórias e lutar contra a violência doméstica e a violência de gênero. Essas ações alcançam as mulheres do baixo sul e região, voltadas para o protagonismo feminino, colocação no mercado de trabalho, política e empreendedorismo.
Após a pandemia, iniciaram-se as ações presenciais, onde o coletivo passou a realizar palestras, seminários, rodas de conversas e outras ações que viessem mostrar a necessidade de revisitar discussões que pudessem fortalecer a luta. O projeto vem crescendo a cada dia, e hoje o objetivo maior do coletivo é a construção de uma sede com uma casa de acolhimento que traga meios de preparar mulheres vítimas de violência para assumir seu lugar na sociedade, fortalecidas e aptas para o mercado de trabalho.