Dia Nacional da Luta Antimanicomial em Valença é marcado por atividades inclusivas e alegria contagiante

Em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde de Valença promoveu nesta terça (23) uma manhã de atividades voltadas para conscientização e inclusão, com a participação dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A ação, que contou com uma série de atividades diversificadas, proporcionou momentos de alegria e felicidade contagiante para essas pessoas tão especiais.

A concentração para as atividades teve início no CAPS, localizado no coração da cidade, onde os pacientes, acompanhados por profissionais de saúde e membros da comunidade, se uniram em prol de uma causa importante: a valorização da saúde mental e a luta contra o estigma associado às doenças mentais.

Durante toda a manhã, os participantes puderam desfrutar de diversas atividades que visaram promover a inclusão social e o bem-estar emocional. Uma caminhada foi realizada pelas ruas de Valença, com o intuito de chamar a atenção da população para a importância de se discutir abertamente a saúde mental e combater preconceitos. A energia e a animação dos pacientes eram visíveis, demonstrando uma verdadeira alegria estampada em seus rostos.

Além da caminhada, a programação incluiu aulas de zumba, que proporcionaram momentos de descontração e exercício físico, contribuindo para o fortalecimento do corpo e da mente. Outro momento especial foi a sessão de fotos, na qual os pacientes foram convidados a expressar suas emoções e personalidades únicas. Para encerrar a manhã de atividades, foi realizada uma sessão de cinema, na qual os pacientes assistiram a filmes com temáticas relacionadas à saúde mental.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Valença em promover essa manhã de atividades é um reflexo do compromisso da cidade em garantir a inclusão e o cuidado integral às pessoas com transtornos mentais.

Com a participação ativa dos pacientes do CAPS, essa comemoração se tornou um momento de empoderamento, autoestima e superação, reforçando que todos têm direito à felicidade e ao pleno exercício de sua cidadania.