Faça Bonito: Valença adere à campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Imagem: Redes Sociais PMV.

A Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Ação Social, adere à campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que acontece no mês de maio. A campanha tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do enfrentamento a essa grave violação de direitos humanos.

A partir do dia 10 de maio, a Secretaria de Ação Social da prefeitura iniciará a campanha “Faça Bonito” com visitas nas comunidades locais. Durante os próximos seis meses, a equipe da secretaria contemplará diversas localidades, incluindo Orobó I e II, Jequiriça, Gereba, Serra Grande, Baixão, Derradeira, Entroncamento, Piau, Guaibim (Aloísio e Ronald), Maricoabo e Rural da Graciosa. A equipe da Secretaria de Ação Social estará engajada em levar informações relevantes e orientações sobre como identificar e denunciar situações de violência.

O abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes são crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e devem ser combatidos por toda a sociedade. É importante ressaltar que a denúncia de qualquer suspeita pode ser feita de forma anônima, através do Disque 100, serviço do Governo Federal que recebe denúncias de violações contra os direitos humanos.

A Secretaria de Ação Social de Valença reforça a importância da conscientização e prevenção para combater essa violência. “É crucial que a população esteja vigilante e denuncie prontamente qualquer indício de abuso ou exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes. “Nossa equipe está capacitada para receber e encaminhar essas denúncias para as autoridades competentes, a fim de assegurar a proteção e a segurança das vítimas”, disse a secretária de Ação Social do município, Joana Guimarães.

A prefeitura ainda destaca que é necessário um esforço coletivo para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes, incluindo a realização de ações preventivas, como a conscientização da população e a promoção de atividades de educação e informação.

Portanto, a população de Valença é convidada a se juntar a essa campanha nacional e reforçar a rede de proteção para crianças e adolescentes, denunciando casos de abuso e exploração sexual através do Disque 100.