Prefeitura de Valença promove ação de conscientização contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes

Em adesão ao Maio Laranja, mês de conscientização sobre a prevenção da exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Ação Social, realizou uma importante ação de panfletagem na manhã de hoje, com concentração na Praça da República.

A iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade local sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra qualquer forma de violência sexual, além de divulgar informações sobre os canais de denúncia disponíveis e orientações sobre como identificar possíveis sinais de abuso.

Durante a panfletagem, equipes da Secretaria de Ação Social distribuíram material informativo contendo orientações sobre os direitos das crianças e adolescentes, formas de prevenir a exploração sexual e os principais sinais que podem indicar situações de abuso. Os panfletos também destacaram a importância da denúncia e os canais de atendimento disponíveis, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.

Equipe da Sec. de Ação Social.
Imagens: Ascom/PMV.

“É responsabilidade de todos nós garantir um ambiente seguro e saudável para nossas crianças e adolescentes. Através dessa ação de conscientização, estamos reforçando o compromisso da nossa cidade em combater a exploração e o abuso sexual, além de encorajar as pessoas a denunciarem qualquer forma de violência”, disse Joana Guimarães, secretária da pasta.

Joana Guimarães, Sec. de Ação Social e membro da equipe.
Imagens: Ascom/PMV.

Com o engajamento da comunidade e a disseminação de informações, espera-se que cada vez mais pessoas estejam atentas aos sinais de violência e prontas para denunciar, contribuindo para um ambiente seguro e protegido para as futuras gerações.