Prefeitura de Valença reúne pescadores

Viver daquilo que o mar dá. Esse é cotidiano de um pescador ou de uma marisqueira, profissões mais antigas adotadas pela humanidade para assegurar sua sobrevivência. Aqueles que ainda buscam seu sustento nos mares, mangues e rios, têm enfrentado uma série de dificuldades para garantir o pescado de cada dia. No município de Valença, centenas de pescadores ainda praticam a atividade como forma de alimento e sustento de suas famílias.

Pensando em auxiliar na sobrevivência destes profissionais, o Governo de Valença, por meio da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, levou até as associações e sindicatos a Caixa Econômica Federal, para apresentar suas linhas de crédito voltadas para a categoria. O encontro ocorreu na sede das instituições no distrito do Guaibim, durante todo o dia desta quinta-feira (25), onde os tipos de linhas de crédito e as condições para a tomada do recurso voltadas para a categoria foram apresentadas pelo Gerente de Pessoa Física, da Agência Caixa de Valença, Venicius Menezes.

Segundo a secretária de Pesca, Mônica Pereira, a iniciativa surgiu de uma solicitação da categoria e tem como objetivo motivar os pescadores a, dentro de suas possibilidades, melhorarem suas condições de trabalho. “Nosso objetivo é apresentar aos pescadores as possibilidades existentes e fazer com que o crédito rural chegue também para o pescador e marisqueira, e que eles possam, com a decisão tomada do crédito, comprar ou revitalizar seus barcos, redes, motores ou até mesmo na formatação de uma revenda de pescados”, destacou.