Valença Celebra o Dia de Nossa Senhora do Amparo, Padroeira do Município e dos Operários

Nesta quarta-feira, 08 de novembro, Valença celebra um dos eventos mais importantes de sua cultura e tradição religiosa, o Dia de Nossa Senhora do Amparo, padroeira do município e dos Operários. A cidade se une em fé e devoção para honrar a santa que há séculos desempenha um papel crucial na identidade local.

As festividades deste ano tiveram início no dia 29 de outubro com a tradicional lavagem das escadarias da igreja de Nossa Senhora do Amparo. Esse evento reuniu uma grande multidão de fiéis e visitantes, que juntos, com água perfumada, limpam as escadarias como um gesto de devoção e renovação espiritual.

As novenas, que desempenham um papel central nas celebrações, começaram no dia 30 de outubro e terminam ontem (07), data em que antecede o dia de homenagem à padroeira no feriado municipal. Nesse período, os fiéis se reúnem diariamente na Igreja do Amparo para agradecer as graças alcançadas e pedir por paz, fraternidade, saúde e prosperidade.

Seguindo a programação festiva, o dia iniciou com uma missa às 7h da manhã, seguida pela celebração das 10h. À tarde, os fiéis sairão em procissão pelas ruas, conduzindo a imagem de Nossa Senhora do Amparo. A procissão culminará no alto da Colina do Amparo, onde uma linda missa será celebrada, marcando o fim dos festejos.

Ao longo de todas as etapas da festa em honra a Nossa Senhora do Amparo, a Prefeitura de Valença se comprometeu com o evento, proporcionando apoio integral. Desde a lavagem das escadarias da igreja até o dia da celebração, a Prefeitura se encarregou de garantir que tudo transcorresse com sucesso.

A festa de Nossa Senhora do Amparo de Valença é uma celebração que combina fé, cultura e tradição, atrai tanto turistas quanto romeiros de todo o Brasil, e é reconhecida no calendário nacional de eventos do Ministério do Turismo. É um momento de união, reflexão e devoção, que fortalece os laços da comunidade e mantém viva uma parte importante da história local.