Valença promove o 1° Expositório do Abrigo Popular: Uma Janela para a “Existência Oculta” das Pessoas em Situação de Rua

Na manhã desta terça-feira (29), a Praça da República foi palco de um evento que buscou lançar luz sobre uma realidade muitas vezes invisível. O evento intitulado “1° Expositório do Abrigo Popular”, uma iniciativa da Prefeitura de Valença por meio da Secretaria de Promoção Social, sob o tema “Existência Oculta”, teve o objetivo de sensibilizar a comunidade para as questões das pessoas em situação de rua e proporcionar um momento para expressão artística e assistência social.

A “Existência Oculta” foi o fio condutor do evento, que trouxe à tona histórias, sentimentos e desafios vividos por aqueles que enfrentam a dura realidade de viver nas ruas. Através de exposições artísticas, performances e manifestações culturais, o expositório quebrou o silêncio em torno dessas experiências e criou um espaço de empatia e compreensão.

Além das apresentações artísticas, o evento ofereceu atendimento em assistência social, proporcionando a oportunidade de acesso a serviços essenciais para quem vive em situação de rua. A presença de profissionais capacitados não apenas forneceu auxílio imediato, mas também abriu caminhos para a reintegração social e o apoio contínuo.

Joana Baptista, Secretária de Promoção Social, destacou a importância do Expositório do Abrigo Popular: “Este evento é uma manifestação da nossa dedicação em criar espaços de visibilidade e dignidade para as pessoas em situação de rua. Queremos quebrar barreiras e estigmas, trazendo à tona histórias que muitas vezes passam despercebidas. Nossa missão é oferecer apoio e oportunidades, reconhecendo a humanidade de cada indivíduo”.