Valença realiza 5º edição do Dia Mundial da Limpeza

O maior evento ambiental do planeta deve aconteceu hoje, dia 17 de setembro, com a participação de 191 países e milhões de pessoas, que se juntam para realizar a limpeza de espaços, como praças, ruas, parques e praias. Em Valença, na sua 5ª edição, a organização ficou por conta da gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que promoveu ações de conscientização e convidou a população a limpar a Praia de Guaibim.

O Dia Mundial da Limpeza contou com cerca de 80 voluntários, com participação do prefeito Jairo Baptista, dos secretários municipais: Marcelo Borges (Meio Ambiente), Joana Guimarães (Promoção Social), Zenaide Negrão (Administração) e Marcus Vinícius (Infraestrutura), além das associações, estudantes, professores, empresários, entre outros setores da sociedade, com o objetivo de sensibilizar, mobilizar, convocar, engajar a todos para realização de boas práticas cidadãs sustentáveis.

Milhares de resíduos plásticos colocados em cerca de 205 sacos, de 300l cada, foram retirados das areias da praia. Essa ação teve a parceria da RRT Transportes, do site Atualiza Bahia, Fazenda Ponta do Curral, LMR Empreendimentos, do Exército Brasileiro – Tiro de Guerra, entre outros.

Sobre o Dia Mundial da Limpeza

O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia, em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores a nomearam de “Let’s Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, descrevendo a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 191 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo.