Comunidade da Guabiraba se Beneficia de Qualificação Profissional na Cacauicultura

No esforço contínuo para promover o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais, o Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizado pela Prefeitura em colaboração com a Secretaria de Agricultura de Valença, o Sindicato Rural de Valença e a CEPLAC, conduziu uma oficina de Poda em Cacaueiros na Comunidade da Guabiraba. A iniciativa visa aprimorar a expertise dos agricultores familiares da região, fortalecendo a mão de obra local e elevando a qualidade e produtividade dos cultivos de cacau.

A atividade aconteceu no dia 10 de agosto e concentrou-se na transferência de tecnologias de manejo cultural para espécies de importância econômica, como o cacaueiro. A prática da poda em cacaueiros foi o foco central da oficina, uma vez que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável das plantas e tem um impacto direto na produção de cacau. Quando realizada com habilidade, a poda contribui significativamente para a sanidade das plantas e a formação adequada das cabaças de cacau, resultando em um aumento notável na produtividade e, por consequência, na lucratividade das plantações.

O Secretário de Agricultura de Valença, Wallace Aguiar, expressou entusiasmo em relação ao evento e ressaltou a importância da parceria entre instituições e comunidade para o progresso sustentável: “Através da cooperação entre a prefeitura, Agricultura Valença, Sindicato Rural de Valença e CEPLAC, estamos dando passos concretos para capacitar nossos agricultores familiares. Essa oficina de Poda em Cacaueiros na Comunidade da Guabiraba é apenas um exemplo das iniciativas que estamos promovendo para fortalecer a economia local e preservar as tradições agrícolas da região. Estamos comprometidos em oferecer suporte técnico e educação contínua para que nossos agricultores alcancem resultados cada vez mais promissores”.

Essa iniciativa não apenas fortalece a capacidade produtiva dos agricultores familiares, mas também reforça a coesão comunitária e a troca de conhecimentos entre as gerações. Com o suporte técnico e as ferramentas adquiridas por meio da oficina de Poda em Cacaueiros, os agricultores da Comunidade da Guabiraba estão bem posicionados para impulsionar o crescimento da produção de cacau e, consequentemente, contribuir para o desenvolvimento sustentável de Valença.